quarta-feira, 1 de abril de 2015

Brincando de botânica(Reino Vegetal)

Nossa como o tempo passou tão rápido desde a última postagem. Bem tive que amadurecer um  pouco sobre como faria esses  momentos juntos(traduza por aulas).
Bem, como o assunto era mais amplo que imaginava resolvi subdividir em 5 subtemas.
1- árvores e plantas;
2- folhas;
3- flor;
4- fruto;
5- sementes.

Conteúdo: Reino Vegetal
1-árvores e plantas

Procedimentos: Durante os passeios nas praças e na nossa rua observar as árvores. Estudar as partes das árvores, com cards de pareamento e encaixe de madeira. pretendo comprar aqui ou aqui.
Encaixe_da_árvore_2_-_escolhido
marca art gravatá
 
Uma amostra do material.


um dos cartões de pareamento

Utilizar este livro ARLON, Penelope (2006). Árvores. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas  e ARLON, Penelope (2006). Plantas. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas Resultado de imagem para plantas primeiras descobertas livro

A foto abaixo é de uma caixa sensorial. plant science edible mini garden



Introduzir conceito de animais herbívoros.  Fazer uma caixa sensorial com animais em miniaturas e plantas germinadas(sementes de mostarda) inspirada nesta imagem . Os animais serão da marca Safari ltd, os mesmos das outras atividades.
Brincar com atividades de pintura, recorte, colagem e vocabulário. Aqui
fazer um boneco ecológico e acompanhar o crescimento do cabelo para cortá-lo.

Confecção de quebra cabeça com imagem retirada de revista.
Falar sobre parábola da figueira que Jesus conta. Falar sobre o curupira, citando um pouco do nosso folclore brasileiro. A Lenda do Caipora ou Curupira
Utilizar materiais de sequência de imagens com vocabulário diminutivo, citar as árvores gigantes brasileiras. Ver possibilidade de visitar alguma estufa aqui em Salvador e se existe alguma árvore gigante. A importância de se respeitar as árvores, o tempo que demora para ela alcançar esse tamanho. Plantar uma mangueira simbolizando cada membro da família.
2- folhas; Passear em praças e na rua. Coletar amostras. Estudar suas partes com auxílio de uma lupa em anotações e relatórios. Fazer experimento do saco nas folhas, mostrar a transpiração
Comentar  sobre o outono. Sobre o simbolismo que uma folha pode ter, como por exemplo a bandeira do Canadá, com atividade para colorir.
Apresentar folhas comestíveis, fazer um sanduiche com alface americano. Falar da higienização para  o preparo dos alimentos.
Brincar com atividades de pintura, recorte, colagem e vocabulário. Aqui
Jogo das sombras, diversas atividades.

3-Flor- Passear e coletar material para estudo. Estudar suas partes.
Algumas brincadeiras, como por exemplo, colar flores artificiais no papel contact aqui, brincadeira da flor branca para observar a absorção e capilaridade da planta. Falar um pouco da primavera, citar abelha e mel

aqui.
4-fruto- Vou seguir inspirada nesta aula. A atividade pratica será cortar (estudando as partes) e experimentar as frutas para fazermos uma deliciosa salada. 
A grande ideia que eu quero transmitir para ele, meu filho, é a noção do todo, uma visão integrada do sistema produtivo pois assim, acredito eu, que ele terá mais respeito aos alimentos e a natureza, ver sua origem e o tempo que demora até chegar em nossa mesa. De evitarmos ao máximo o desperdício.

Pretendo utilizar o jogo, conhecendo os vegetais da marca Toyster. Simplesmente fabuloso! Trilíngue, fala da origem dos vegetais, sua classificação em tubérculo, bulbo raiz etc. Servirá também para cores e conhecimento de mundo nas brincadeiras de educação cósmica.
 

Mais cards de pareamento.


Comentar sobre o morango. Penso ser importante ele saber diferenciar o sabor verdadeiro do artificial. Com tanto petit suisse e biscoito recheado(não sou a favor, mas algum dia na vida ele experimentará e saberá distinguir, e espero que prefira a fruta. Com base nesse material.
Ir   no mercado aprender a selecionar/escolher os frutos. Reforçar a brincadeira de compra com o brinquedo minhas comprinhas crec crec marca big star. Servirá também para matemática divisão, matemática financeira  e coordenação motora para colocar moedas num cofrinho.

5- sementes- vou utilizar como base e material impresso para compor uma cartolina uma atividade tirada daqui. Disponibiliza a ideia de organizar, agrupar e classificar as sementes do mostruário de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.


Para brincar sobre germinação, fazer a construção de uma mini horta na nossa  varanda. Plantando temperos e algumas leguminosas: cebolinha, cenoura e, talvez, tomate cereja com germinaçao acelerada.
Experimento individual com semente de feijão e pedaço de cenoura para ver os diferentes tipos de germinação. Utilizar o calendário para registrar a evolução da germinação do feijão colando nos dias de transformação a imagem representativa do momento de transformação. 
Utilizarei na mesa: o seguinte material:
- o Calendário
-  Spray com água
- copinhos plásticos para germinação do feijão, um para cada fase
- Cartão plastificado do ciclo de vida de cada fase.
-  Lupa
 


Fazer um mural com as árvores, frutos e sementes. Eu apenas acrescentei a folha, penso em mangueira ou macieira. Pois é fácil achar a folha de mangueira na cidade.
Imprimir ciclo da macieira e depois saborear a fruta.


Atividade retirada daqui com inspiração daqui



Treinar coordenação  motora fina, sentido da escrita e linguagem na atividade   abaixo. Utilizarei adesivos   da pimaco e letras plásticas
 Resultado de imagem para pimaco verde bolinhas


  

Inter disciplinando com  português e sequência.
Lateralidade.
Português plural e singular. 


 
recursos: Lupa, cards pareamento, jogo Conhecendo os vegetais da marca Toyster, boneco ecológico, livros: ARLON, Penelope (2006). Plantas. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas e   ARLON, Penelope (2006). Árvores. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras .materiais impressos, papeis laminados e de diferentes texturas, encaixe de madeira, quebra-cabeça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário